Frequentava BBSs nos anos 90 e daí para usar os Newsgroups foi um passo natural. E considero ainda o NNTP como a forma mais pratica e objetiva de se fazer uma comunidade online. Tudo em texto puro, simples e rapido.
A Usenet não morreu! Tá aí firme e forte, principalmente nas areas de binarios que são uma ótima alternativa aos torrents. Mas ainda acho grande o potencial da rede para troca de mensagens apesar do spam que estragou a Usenet.
Para quem não conhece, uma breve introdução.
Em 1979, dois estudantes da Duke University, Tom Truscott e Jim Ellis, tiveram a idéia de interligar computadores para trocar informações usando o protocolo UUCP. Tempos depois surgiu o protocolo NNTP.
Não era a mesma coisa que email, que troca informações diretamente entre destinatario e remetente. Mas cada mensagem ia para um GRUPO ou AREA de mensagens onde podem ser lidas por qualquer pessoa que as acesse.
Se voce pensou "é como um webforum atual", quase acertou. Só que Newsgroups tratam de mensagens em texto puro, como email, sem precisar carregar imagens, avatares, molduras e menus. E é isso que os torna tão praticos, objetivos e dinamicos.
Daí foram criando mais e mais grupos temáticos e surge a USENET. Uma grande rede de grupos de discussão totalmente descentralizada, onde cada servidor opta por espelhar todas as areas ou parte delas, grupos de binarios (arquivos para download), permitir ou não leitura e/ou postagem anonimos, etc.
Aqui nessa pagina se encontra muitas informações sobre servidores de acesso livre:http://freenews.maxbaud.net/
E aqui informações sobre as "Big 8" - as 8 maiores hierarquias da Usenet.http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Usenet_newsgroup
A Usenet ia de vento em popa com milhares de grupos de assuntos dos mais variados possiveis. Até que sofre um baque em meados dos anos 90: o Spam. Toda a rede começou a ser inundada por mensagens de apelo comercial e os usuarios, irritados com mensagens indesejadas, começaram a abandonar a rede.
O problema do spam ainda existe na Usenet apesar de alguns servidores terem algum sucesso na implantação de filtros. Mesmo assim a rede ainda é bem ativa (e o spam incomoda menos) principalmente no exterior, e vale a pena usa-la pela simplicidade de uso e acesso.
Já aqui no Brasil o que se popularizou mais foram os Newsgroups não ligados a Usenet, talvez uma herança dos forums de BBS. Existiram varios nos anos 90 e o mais famoso foi sem duvida o "News do UOL" (Universo On Line), que funcionou de meados dos anos 90 até 2003 quando fecharam o acesso via NNTP deixando só via web, que nem de longe tinha a mesma praticidade.
Vamos conhecer a Usenet?
Existem alguns leitores de Newsgroups que já vem incorporados ao sistema (Outlook Express, Windows Mail) ou a browsers (Thunderbird, Opera).
E os que são exclusivos para essa função, como Forté Agent, Microplanet Gravity, MesNews, Xana News, 40tude, XNews, Pan, etc.
Todos tem mais ou menos a mesma forma de serem configurados, variando um pouco a ordem dos itens.
Um exemplo com o Windows Mail e o servidor news.aioe.org:
(importante: NÃO coloque seu email real nesse campo, a não ser que goste de spam. Mas o campo tem de ser preenchido, então invente um email como o do exemplo)
Digite o servidor de newsgroups desejado. No nosso caso news.aioe.org.
O campo "Meu servidor de noticias requer logon" só deve ser selecionado se seu servidor exige login e senha.
Clique em fechar para finalizar a configuração.
Agora vamos conectar ao servidor para baixar a lista de grupos disponiveis.
Para facilitar a vida faça uma busca pelos grupos de interesse, selecione o(s) grupo(s) clique "Inscrever" e Ok. (sempre que quiser fazer testes use um grupo apropriado).
Agora voce já visualiza as mensagens de seu(s) grupo(s).
O botão 1 é para criar um tópico novo.
O 2 (grupo de respostas) é para responder ao grupo.
Cuidado para não usar o botão ao lado (responder ao remetente) pois ele envia a mensagem para o email do usuario ao inves do grupo, o que vai acabar retornando mensagem de erro.
O 3 verifica se há novas mensagens.
Clique no botão 1 para fazer fazer uma mensagem de teste.
Clique em "Obter os proximos cabeçalhos" (botão 3 citado acima) para conferir se sua mensagem foi enviada.
Se desejar assinar mais grupos é só ir em "Ferramentas" -> "Grupos de noticias"
As areas brasileiras estão realmente bem fracas de movimento, mas se a lingua inglesa não for barreira voce encontrará muita coisa interessante para ler.